Alexandre Valente Escreveu:
Não me parece que seja sempre assim.
Nas aproximações procura-se um troféu, mas o tamanho do troféu depende muitas vezes do tamanho da bolsa, pelo que não é necessariamente um animal velho.
E então na caça de desbaste?
Secalhar "Animal Velho" não foi a melhor expressão... Quando me refiro a um animal velho, refiro-me a um animal que se encontra no Auge da sua vida e por isso mesmo apresenta um troféu acima do normal. Óbvio que nem sempre é possível cobrar aquele troféu que desejaríamos, mas devemos sempre ter em atenção, não atirar a animais jovens em crescimento.
Lembro que um troféu não tem de ser medalhável!!! Eu já matei navalheiros que não são medalhas mas que fazem umas belas tábuas.
Em relação ao desbaste, como o próprio nome indica, serve para "limpar" densidades excessivas de um animal numa determinada zona de caça. Não acredito que mate um troféu digno desse nome num desbaste. Para além de só se realizarem desbastes aos veados.
Outra coisa, neste momento o tamanho da bolsa já não é relevante pois consegue-se abater troféus razoáveis com pouco dinheiro e alguns mesmo de borla. É tudo uma questão de sorte!
Dito desta forma seca até parece depreciativo.
O lance não se circunscreve ao momento do tiro, creio eu, nem deixa de ser ético por ser efectuado a uma peça de caça imóvel.
O tiro, o abate, é apenas o culminar do lance.
Não depreciemos portanto o instante em que, por vezes ao fim de muito tempo, finalmente premimos o gatilho.
Longe de mim querer depreciar um método de caça que eu ADORO!
Quantas esperas eu já não fiz com porcos jovens a fazer exactamente o que porcos grandes e sabidos fazem. No entanto não lhes atirei por verificar que não eram aquilo que eu esperava. Deram-me a mesma emoção mas não eram troféus... não eram navalheiros... ponto final!
Claro que procura troféus!
No resto, é apenas a sua opinião!
Só se para si matar uma fêmea, ou um porco de 50 kilos sem dentes é um troféu... Se é assim, aceito o seu ponto de vista, mas para mim não é um troféu!
Não percebo esta sua alusão à carne, que é pouco simpática e lhe fica mal.
E se pretendia criticar-me, acho que errou o alvo.
Não viu de certeza qualquer referência a si nesta afirmação, pois não foi nem poderia ser (não o conheço) direccionada a si, simplesmente limitei-me a comentar algo que infelizmente acontece demasiadas vezes no nosso país. Pessoas que atiram a tudo e todos para levar um pedaço de carne para casa.
Se não é uma dessas pessoas, felicito-o!
Cumprimentos,