Data/Hora: 10/Set/2010, 06:37

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 16 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Normas do CPM para realização de esperas nocturnas...
MensagemEnviado: 17/Ago/2009, 22:38 
Administrador

Registado: 14/Ago/2009, 21:17
Gostaria de saber qual a vossa opinião sobre as normas para realização de esperas do CPM.

São úteis?

Devem ser aplicadas?

Devem ser alteradas? Etc...

Assunto da Mensagem: Re: Normas do CPM para realização de esperas nocturnas...
MensagemEnviado: 04/Out/2009, 21:19 
Monteirito

Registado: 14/Set/2009, 12:32
Não acho que o objectivo de uma espera seja apenas um troféu.
Creio antes que para muitos será a procura de um lance de caça único.
Assim, e quando não houver limitações impostas pela gestão da zona de caça, não percebo porque razão os princípios a observar em esperas sugiram limitações de abate, para além das que se revestem de bom senso, como não atirar nem a fêmeas com farropos nem a farropos.

A. Valente

MensagemEnviado: 22/Out/2009, 21:54 
Administrador

Alexandre Valente Escreveu:
Não acho que o objectivo de uma espera seja apenas um troféu.
Creio antes que para muitos será a procura de um lance de caça único.
Assim, e quando não houver limitações impostas pela gestão da zona de caça, não percebo porque razão os princípios a observar em esperas sugiram limitações de abate, para além das que se revestem de bom senso, como não atirar nem a fêmeas com farropos nem a farropos.

A. Valente

Amigo A. Valente,

Mais uma vez informo que as normas são sugestões que o CPM, de acordo com o seu historial, experiência e respeito pela Caça Maior, pensa que deverão ser seguidas por todos os Caçadores de Caça Maior.

Permita-me que discorde, mas o objectivo de uma espera é caçar um animal velho. É um método de caça selectivo, tal e qual as aproximações aos cevídeos.
O lance na minha humilde opinião é relativo, pois termina sempre com o caçador a atirar, na maioria das vezes, a um animal parado a comer.

Um monteiro procura sempre um troféu, e um troféu é um navalheiro velho, é um veado velho, é um muflão velho, etc. Desculpe a minha sinceridade, mas Carne... Para carne vamos ao talho ou então a uma montaria de mata pendura, onde o respeito pela caça é inexistente.

Saudações Monteiras

MensagemEnviado: 21/Nov/2009, 15:18 
Monteirito

Admin Escreveu:
Permita-me que discorde, mas o objectivo de uma espera é caçar um animal velho. É um método de caça selectivo, tal e qual as aproximações aos cevídeos.

Não me parece que seja sempre assim.
Nas aproximações procura-se um troféu, mas o tamanho do troféu depende muitas vezes do tamanho da bolsa, pelo que não é necessariamente um animal velho.
E então na caça de desbaste?

Admin Escreveu:
O lance na minha humilde opinião é relativo, pois termina sempre com o caçador a atirar, na maioria das vezes, a um animal parado a comer.

Dito desta forma seca até parece depreciativo.
O lance não se circunscreve ao momento do tiro, creio eu, nem deixa de ser ético por ser efectuado a uma peça de caça imóvel.
O tiro, o abate, é apenas o culminar do lance.
Não depreciemos portanto o instante em que, por vezes ao fim de muito tempo, finalmente premimos o gatilho.

Admin Escreveu:
Um monteiro procura sempre um troféu, e um troféu é um navalheiro velho, é um veado velho, é um muflão velho, etc.

Claro que procura troféus!
No resto, é apenas a sua opinião!

Admin Escreveu:
Desculpe a minha sinceridade, mas Carne... Para carne vamos ao talho ou então a uma montaria de mata pendura, onde o respeito pela caça é inexistente.

Não percebo esta sua alusão à carne, que é pouco simpática e lhe fica mal.
E se pretendia criticar-me, acho que errou o alvo.

Cumprimentos,
A. Valente

MensagemEnviado: 24/Nov/2009, 17:05 
Administrador

Não me parece que seja sempre assim.
Nas aproximações procura-se um troféu, mas o tamanho do troféu depende muitas vezes do tamanho da bolsa, pelo que não é necessariamente um animal velho.
E então na caça de desbaste?

Secalhar "Animal Velho" não foi a melhor expressão... Quando me refiro a um animal velho, refiro-me a um animal que se encontra no Auge da sua vida e por isso mesmo apresenta um troféu acima do normal. Óbvio que nem sempre é possível cobrar aquele troféu que desejaríamos, mas devemos sempre ter em atenção, não atirar a animais jovens em crescimento.

Lembro que um troféu não tem de ser medalhável!!! Eu já matei navalheiros que não são medalhas mas que fazem umas belas tábuas.

Em relação ao desbaste, como o próprio nome indica, serve para "limpar" densidades excessivas de um animal numa determinada zona de caça. Não acredito que mate um troféu digno desse nome num desbaste. Para além de só se realizarem desbastes aos veados.

Outra coisa, neste momento o tamanho da bolsa já não é relevante pois consegue-se abater troféus razoáveis com pouco dinheiro e alguns mesmo de borla. É tudo uma questão de sorte!

Dito desta forma seca até parece depreciativo.
O lance não se circunscreve ao momento do tiro, creio eu, nem deixa de ser ético por ser efectuado a uma peça de caça imóvel.
O tiro, o abate, é apenas o culminar do lance.
Não depreciemos portanto o instante em que, por vezes ao fim de muito tempo, finalmente premimos o gatilho.

Longe de mim querer depreciar um método de caça que eu ADORO!
Quantas esperas eu já não fiz com porcos jovens a fazer exactamente o que porcos grandes e sabidos fazem. No entanto não lhes atirei por verificar que não eram aquilo que eu esperava. Deram-me a mesma emoção mas não eram troféus... não eram navalheiros... ponto final!

Claro que procura troféus!
No resto, é apenas a sua opinião!

Só se para si matar uma fêmea, ou um porco de 50 kilos sem dentes é um troféu... Se é assim, aceito o seu ponto de vista, mas para mim não é um troféu!

Não percebo esta sua alusão à carne, que é pouco simpática e lhe fica mal.
E se pretendia criticar-me, acho que errou o alvo.

Não viu de certeza qualquer referência a si nesta afirmação, pois não foi nem poderia ser (não o conheço) direccionada a si, simplesmente limitei-me a comentar algo que infelizmente acontece demasiadas vezes no nosso país. Pessoas que atiram a tudo e todos para levar um pedaço de carne para casa.
Se não é uma dessas pessoas, felicito-o!

Cumprimentos,

MensagemEnviado: 28/Dez/2009, 23:50 
Monteirito

Registado: 28/Dez/2009, 23:18
Olá.

Esta é a minha primeira mensagem por cá no forum. Conheço o Alexandre Valente de outras andanças. Percebo também o seu ponto de vista. No entanto, continuo a achar (como desde o primeiro dia) que na caça devemos dar atenção de forma equitativa tanto ao troféu, como à carne.
Eu por exemplo caço pelo troféu e não tenho grandes condições para acondicionar carne, mas existe o contrário. Existem caçadores que se preocupam muito com a carne. E bem me sabe ir comer um veado, gamo, ou Javali às suas casas.

Mas de uma coisa tento não me esquecer. Tento sempre disparar a machos e grandes. Às vezes espalho-me ao comprido. Mas É atrás dos bons troféus que eu ando. Se calhar é por isso que tenho poucos troféus. Na caça, seja em montaria, espera, ou aproximação, procuro um troféu. Melhor, ou pior. O que eu quero, é um troféu.

Ok. Na maioria das aprox. procuro um selectivo. Mas também foi para isso que paguei.

Abraços

MensagemEnviado: 29/Dez/2009, 11:35 
Administrador

Paulo Barata Escreveu:
Olá.

Esta é a minha primeira mensagem por cá no forum. Conheço o Alexandre Valente de outras andanças. Percebo também o seu ponto de vista. No entanto, continuo a achar (como desde o primeiro dia) que na caça devemos dar atenção de forma equitativa tanto ao troféu, como à carne.
Eu por exemplo caço pelo troféu e não tenho grandes condições para acondicionar carne, mas existe o contrário. Existem caçadores que se preocupam muito com a carne. E bem me sabe ir comer um veado, gamo, ou Javali às suas casas.

Mas de uma coisa tento não me esquecer. Tento sempre disparar a machos e grandes. Às vezes espalho-me ao comprido. Mas É atrás dos bons troféus que eu ando. Se calhar é por isso que tenho poucos troféus. Na caça, seja em montaria, espera, ou aproximação, procuro um troféu. Melhor, ou pior. O que eu quero, é um troféu.

Ok. Na maioria das aprox. procuro um selectivo. Mas também foi para isso que paguei.

Abraços

Amigo Paulo,

Completamente de acordo e sublinho...

Saudações Monteiras

MensagemEnviado: 30/Dez/2009, 20:51 
Monteirito

Registado: 25/Out/2009, 12:59
Troféu, carne ou lance?
Gosto de um bom troféu.
Gosto da carne, mais ainda se for de um animal que tenha abatido.
Para mim o lance é ainda o que mais gosto, tem um sabor indescritível, o que não acontece com a carne e mesmo com o troféu.
Para que haja troféu , ou carne terá que haver morte , um bom lance nem precisa de nada disto.
Um bom troféu pode comprar-se, a carne também, bons lances não hão á venda (que eu saiba).
Os bons troféus frequentemente proporcionam bons lances, mas nem sempre.
Considero-me mais um caçador de lances do que de troféus, mas gosto da carne e também poderei caçar com esse objectivo.
Sofrer de “trofeíte” pode não ser bom e nunca será uma boa justificação para a morte do animal…
“Parece-me” que o A. Valente, é um caçador de lances, que procura um bom troféu e valoriza a carne.

Abraço,
Inácio

MensagemEnviado: 30/Dez/2009, 21:50 
Administrador

Só um pequeno reparo...

Quem sofre de "trofeíte" é quem procura sempre troféus medalha!

As pessoas erradamente pensam que um animal só é troféu quando é medalha e isso não é verdade, existem muitos bons troféus que não são medalhas e não deixam de ser troféus por isso.

O CPM nas suas normas diz que o objectivo deve ser sempre o troféu. O que não quer dizer que por outras razões não se possa abater outros animais.

Eu procuro sempre abater machos velhos, mas também já tenho abatido alguns porcos com 50-60 kilos para trazer carne para amigos e alguns até me deram mais trabalho e emoção que navalheiros que já abati.

Saudações Monteiras,

MensagemEnviado: 30/Dez/2009, 22:35 
Monteirito

Caro Pedro Rodrigues

Sinceramente agora deixei de o entender.

MensagemEnviado: 31/Dez/2009, 11:15 
Administrador

Caro Pedro Rodrigues

Sinceramente agora deixei de o entender.

Não sei porquê?

Refere-se a eu dizer que já cobrei javalis de 50-60 kg, quando disse anteriormente que só procurava troféu? Quem é que nunca matou... Eu quando faço esperas é com o objectivo de cobrar um navalheiro, isso é indiscutível, mas já tenho morto outros porcos por engano e outros (poucos) a pedido de algum companheiro desse dia de espera que me pede para levar carne (eu não aprecio carne de javali).

Se faz esperas, sabe que por vezes a lua faz sombras estranhas, as estevas também e a visibilidade não é a melhor e por vezes cometemos enganos.

Gostava também de informar que já matei javalis com 60 kg com navalhas muito boas, depende da zona onde se caça.

Espero ter esclarecido a sua dúvida.

Saudações Monteiras

MensagemEnviado: 31/Dez/2009, 18:08 
Monteirito

Caro Pedro Rodrigues

Já não se lembra da lição que me deu?
Admin Escreveu:
Para carne vamos ao talho ou então a uma montaria de mata pendura, onde o respeito pela caça é inexistente.

MensagemEnviado: 01/Jan/2010, 05:48 
Administrador

Caro Pedro Rodrigues

Já não se lembra da lição que me deu?
Admin Escreveu:
Para carne vamos ao talho ou então a uma montaria de mata pendura, onde o respeito pela caça é inexistente.

Caro Alexandre valente,

Primeiro de tudo, nao dei lições a ninguém, nunca o fiz nem nunca o irei fazer, fiz simplesmente uma observação a uma situação que cada vez mais constato e verifico que acontece no nosso pais e que se aplica a quem o faz por sistema.

Sou um caçador que procura sempre um trofeu! Essa afirmação que fiz e verdadeira mas não se aplica em nada a mim porque conta-se pelos dedos de uma mão as vezes que cobrei um animal para carne e que trouxe carne para casa. E acredite que faço esperas a muitos anos e durante todo o ano.

Parece-me que o amigo leva tudo a letra quando lhe interessa... Não deveria!

Saudações monteiras,

MensagemEnviado: 01/Jan/2010, 16:04 
Monteirito

Caro Pedro Rodrigues

Admin Escreveu:
Parece-me que o amigo leva tudo a letra quando lhe interessa...

Pelo contrário, se se lembrar da forma como esta troca de ideias começou.
Precisamente por discordar da letra das normas.
Aliás creio que se começa a pecar por execesso no que toca às normas que se tentam impôr, o que leva inevitávelmente a que elas sejam muitas vezes esquecidas/ignoradas.

MensagemEnviado: 02/Jan/2010, 14:34 
Administrador

Caro Pedro Rodrigues

Admin Escreveu:
Parece-me que o amigo leva tudo a letra quando lhe interessa...

Pelo contrário, se se lembrar da forma como esta troca de ideias começou.
Precisamente por discordar da letra das normas.
Aliás creio que se começa a pecar por execesso no que toca às normas que se tentam impôr, o que leva inevitávelmente a que elas sejam muitas vezes esquecidas/ignoradas.

Caro Alexandre Valente,

Concorco totalmente consigo, mas deixe-Me que lhe dia que o clube não tenta impor nada, simplesmente faz sugestões que podem ser adaptadas.

Lembra-se quando o clube criou as normas de montaria? O clube não obrigou a utilização das mesmas mas o que é certo é que começaram a aparecer nas montarias de norte a Sul, adaptadas ou não.

Saudações Monteiras

MensagemEnviado: 06/Jan/2010, 12:08 
Monteirito

Registado: 11/Nov/2009, 15:36
Creio que posso falar do meu caso no que diz respeito à questão "Carne, Lance, Trofeu".

Quando comecei a acompanhar o camarada Pedro Rodrigues nas montarias e esperas, apenas olhava para a caça como uma forma de dar uns tiros e obter carne de javali (que ao contrario dele, adoro!). Um dos porcos que ele matou pela carne, talvez o único morto por essa razão, fui eu que lhe pedi dado que já o tinha acompanhado em várias esperas e nunca o tinha visto abater. Nesse dia, o bicho rondou a nossa posição durante algum tempo e foi então que comecei a sentir a adrenalina do lance e a ganhar-lhe gosto. Ele acabou por matar o macho, de 60Kg, só para me calar.
Agora que me preparo para a minha primeira temporada de caça maior, já não vejo as esperas como uma ida "ao talho". Acho que nunca se deve descartar a carne (pelo menos, os que gostam) mas também acho que devemos dar a oportunidade à caça para se desenvolver até atingir o seu auge. Só dessa forma conseguimos assegurar que vão continuar a existir efectivos suficientes para o futuro das espécies. Tal como o Pedro, acredito que um animal no seu auge não é sinónimo de um animal velho. Não se esqueçam que há javalis tão velhos que até já perderam os dentes. Prefiro ter um trofeu sem medalha de um Javali que me proporcionou um belo lance do que ter um trofeu medalha de um porco que apareceu no cevadouro "de para-quedas", ou um trofeu de um navalheirão que encontre morto, de velhice...

Mas esta é só a minha opinião...

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 16 mensagens ] 

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
Theme designed by stylerbb.net & programy © 2008