Admin Escreveu:
Entre os primeiros editais deste ano das ZCM em que se pode praticar a caça maior surgem algumas condicionantes que me parecem aberrantes.
Um dos casos surge nos editais de duas ZCM da zona de Mafra (Proc. 4724 e 5088). Nestes editais com as condições de candidatura obrigam a que quem pretenda fazer uma espera ao javali só o possa fazer inscrevendo-se para todo o período de lua cheia. Assim sendo, e como exigem o pagamento de uma caução, os caçadores que se incluam nos tipos B e C terão de pagar uma caução de 250€, ainda que só pretendam caçar num dia da lua, e os das licenças tipo D terão de pagar uma caução de 375€. Não só não se pode escolher o dia como temos de pagar à cabeça o equivalente a cinco dias. Não me parece nada correcto.
A segunda situação que detectei é que uma das ZCM (Proc. 3448) apresenta preços por jornada de caça mas depois obriga à inscrição num mínimo de três jornadas de caça, pelo que deduzo que sew teriam de pagar três dias de caça, ainda que não fossem utilizados. Afinal há ou não jornadas diárias?
Uma ZCM (Proc. 4608) obriga, informaram-me da AFN que não é lícito fazê-lo, a que os caçadores façam prova da sua situação em relação a ZCA, obrigando os caçadores a "Os candidatos que se julguem no direito a Autorizações Especiais de caça do Tipo “C” devem fazer prova, no acto da inscrição, em como não estão associados em Z.C. Associativa na 3º região cinegética, caso contrário serão considerados Tipo “D”.
Apenas uma ZCM (Proc. 4706) assume uma postura simplificadora, abrindo as candidaturas durante todo o ano, sendo o sorteio feito 8 dia antes de cada lua. Um exemplo a seguir.
Cumprimentos,
A. Valente
Realmente perante essas situações, mais fico com vontade de combater as zonas de caça municipais!
1º Nas ZCM não deveria ser cobrado qualquer tipo de valor para se poder caçar lá pois não existe, na sua maioria, qualquer tipo de gestão cinegética e portanto qualquer caçada realizada lá é um tiro no escuro. Mais ridiculo ainda é exigirem que se pague uma caução no valor total mesmo só se caçando um dia. Cheira-me que alguem anda a sacar dinheiro!!!
2º Jornadas diárias, no meu dicionário, significa que uma pessoa que deseje caçar lá um dia o pode fazer. Porque raio temos, para caçar um dia, marcar 3 dias???
Será mais lógico informar antes que só se marcam caçadas para um mínimo de 3 dias... Mais uma vez acho que alguém anda a lucrar com as ZCM!!! Ridiculo e incompreensivel...
3º Desde quando deve ser impedido o acesso a qualquer pessoa de uma ZCA a uma ZCM. Uma coisa não deveria impedir a outra!
Cá para mim cheira-me que a direcção dessa ZCM tem alguma inveja das ZCA envolventes!?!? Só pode...
4º Como disse no inicio, há excepções! E essa ZCM é uma delas. Só resta saber se lá há ou não caça, mais propriamente Javalis.
Saudações Monteiras