Data/Hora: 10/Set/2010, 05:50

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 12 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Distância entre postos VS Campo de tiro...
MensagemEnviado: 12/Nov/2009, 17:59 
Administrador

Registado: 14/Ago/2009, 21:17
Qual a distancia que deve haver entre postos? Como se deve definir o campo de tiro?

Assunto da Mensagem: Re: Distância entre postos VS Campo de tiro...
MensagemEnviado: 12/Nov/2009, 18:23 
Administrador

Á 3-4 anos atrás participei numa montaria nas Russianas que foi organizada pela Monfortur - Simplesmente a melhor organiação de caça existente no país com a qual tenho o prazer de caçar desde as suas primeiras caçadas.

Na monfortur a segurança e o respeito pelo cliente é levada ao máximo e portanto a colocação dos postos é feita de forma eficiente e segura, mas por vezes o terreno obriga que os postos estejam um pouco mais perto uns dos outros e foi o que aconteceu nesta história que passo a contar.

Fiquei numa armada de fecho, no topo sul da mancha. Terreno muito fechado e dobrado.
As 2 primeiras portas ficaram junto a uma estrada que descia para um vale onde fiquei. A minha porta era extremamente feia e daquelas que deixa um Monteiro chateado logo de inicio. No fim percebi a razão dela estar ali.

A 1 porta por ficar mais alta que a segunda conseguia ver o campo de tiro da 2, mas os caçadores não se viam porque havia um pequeno cabeço a separá-los.

Já perto do fim da montaria há um porco que furta-se aos cães e começa a descer a barreira em frente ao posto 2 que o estava a ver e a deixar cumprir.

O posto 1 como vê também o porco, desata aos tiros cobrando-o a 15 metros do posto 2.

O porco, como não podia deixar de ser, era um óptimo navalheiro o que deixou o rapaz da porta 2 (Grande amigo meu) um "pouco" aborrecido... Quem não ficaria!

A desculpa do posto 1 foi que pensava que o posto 2 era mais abaixo já junto ao vale.

1ª Questão: Não será obrigação de todos os monteiros verificarem onde se encontram os companheiros?

2ª Questão: Não será obrigação dos monteiros, quando os postos Justificam, deliniarem uma estratégia em relação ao campo de tiro?

Quem acham???

Eu acho que sempre e em qualquer situação devemos verificar onde se encontram os companheiros e se for o caso definir com eles os campos de tiro. Só assim podemos respeitar e sermos respeitados pelos nossos companheiros que têm exactamente os mesmos interesses.

Nesta história, a situação não ficou mais agravada porque os Monteiros dos dois postos eram muito amigos e resolveram as coisas cordialmente, mas eu já assisti muitas brigas por situações idênticas a esta sem necessidade nenhuma.

Em relação ao meu posto, ele estava ali porque era uma zona de passagem para uma outra mancha que se situava atrás de mim. Senti imensos porcos mas só consegui atirar a um que vinha passo a passo dentro do mato cerrado a furtar-se aos cães. Só lhe vi a cabeça e Pummmmm! Porco no chão com um tiro no ouvido.
Fui ver e era um óptimo navalheiro.

CURIOSIDADE: Matou-se 7 navalheiros dignos desse nome nesse dia, na minha armada cobraram-se 4 desses 7.

Digam de vossa justiça...

MensagemEnviado: 08/Jan/2010, 10:45 
Monteirito

Registado: 25/Out/2009, 12:59
Evidentemente que os monteiros têm obrigação de verificarem ou pelo menos saberem onde se encontram os companheiros e também podem delinear uma estratégia, mas neste caso, poderão não chegar a acordo, ou o acordo poderá ser desrespeitado na hora H.
O animal estava no campo de tiro dos dois monteiros, não pode ser, ou melhor, pode, mas deve de evitar-se que tal aconteça.
Uma organização como a referida, devia de ter previsto que a essa situação poderia acontecer, a melhor solução teria sido a prevenção.
Se só lá estivesse uma porta(monteiro) o navalheiro tinha sido abatido na mesma e não tinha havido confusão.
Na minha opinião o erro foi da organização e grave.
A pagar o que se paga nessa organização, que, pelo que sei é realmente a melhor em Portugal, situações destas não se podem verificar.
É a minha opinião.
Abraço,
Inácio

MensagemEnviado: 08/Jan/2010, 13:18 
Administrador

Inácio Escreveu:
Evidentemente que os monteiros têm obrigação de verificarem ou pelo menos saberem onde se encontram os companheiros e também podem delinear uma estratégia, mas neste caso, poderão não chegar a acordo, ou o acordo poderá ser desrespeitado na hora H.
O animal estava no campo de tiro dos dois monteiros, não pode ser, ou melhor, pode, mas deve de evitar-se que tal aconteça.
Uma organização como a referida, devia de ter previsto que a essa situação poderia acontecer, a melhor solução teria sido a prevenção.
Se só lá estivesse uma porta(monteiro) o navalheiro tinha sido abatido na mesma e não tinha havido confusão.
Na minha opinião o erro foi da organização e grave.
A pagar o que se paga nessa organização, que, pelo que sei é realmente a melhor em Portugal, situações destas não se podem verificar.
É a minha opinião.
Abraço,
Inácio

Sem dúvida que a organização devia prever essas situações, mas, e há sempre um mas, aquela zona do terreno tinha que ter as duas portas efectivamente.

A porta 1 é uma porta que fecha um dos cantos da mancha e está a tapar uma zona de fuga que só essa porta consegue atirar.
Se só se colocasse uma porta em vez das duas, a porta 1 teria que descer no terreno para cobrir uma zona de passagem que só a porta 2 conseguia ver. Assim não tapava o canto da mancha e não cobrava como cobrou um veado bom e mais um porco que sairam desse lado.

Gostava de referir que as portas estavam bem distantes uma da outra, a única questão é que a 1 conseguia ver e atirar para uma parte do campo de tiro da 2.

Na minha opinião (de quem estava presente), penso que naquela situação não se respeitou uma regra básica da montaria que é mostrar-se aos companheiros do lado.
Tenho quase a certeza que se a porta 1 soubesse onde estava a 2 não teria atirado aquele porco.

MensagemEnviado: 08/Jan/2010, 13:45 
Monteirito

Pedro disse:
Citar:
Assim não tapava o canto da mancha e não cobrava como cobrou um veado bom e mais um porco que sairam desse lado.
Citar:

Não tinha feito mal sobrarem mais esses animais, tinham ficado para criar.

Abraço,
Inácio

MensagemEnviado: 08/Jan/2010, 14:06 
Administrador

Inácio Escreveu:
Pedro disse:
Citar:
Assim não tapava o canto da mancha e não cobrava como cobrou um veado bom e mais um porco que sairam desse lado.
Citar:

Não tinha feito mal sobrarem mais esses animais, tinham ficado para criar.

Abraço,
Inácio

Amigo inácio,

Caçar 600ha, com 40 portas num terreno daqueles acredite que muitos ficaram lá para criar.

Só por trás de mim senti pelo menos 6 ou 7 porcos que passaram pela nossa armada sem sequer serem vistos.

MensagemEnviado: 08/Jan/2010, 17:52 
Monteirito

Quiz dar a minha opinião, pricipalmente para provocar outros foristas a "postarem" é que isto só entre dois não tem grande piada.
Abraço,
Inácio

MensagemEnviado: 09/Jan/2010, 00:18 
Administrador

Inácio Escreveu:
Quiz dar a minha opinião, pricipalmente para provocar outros foristas a "postarem" é que isto só entre dois não tem grande piada.
Abraço,
Inácio

Concordo consigo, mas sinceramente não sei que fazer mais.

Tem sugestoes?

MensagemEnviado: 09/Jan/2010, 23:57 
Monteirito

Gostava de saber, mas para já só vislumbro a hipótese da publicidade.
- Publicitar o site noutros portais de caça;
- Saber os endereços electrónicos dos sócios e chateá-los com o site e o fórum.
- Manter o mais possível o site actualizado e fornecer o máximo de actualidades e assuntos de interesse, noticias, filmes, etc.
Exemplo de um filme ou artigo que poderá interessar:

http://blog.pelapouet.info/?2008/01/23/ ... un-bedding

http://www.youtube.com/watch?v=pzNRIOrwPJM

Inácio

MensagemEnviado: 10/Jan/2010, 11:13 
Monteirito

Registado: 18/Ago/2009, 21:52
Bom dia caros companheiros
Eis uma questão real e interessante, mas se bem me recordo, em todas (!) as montarias se apela, no inicio, para a necessária segurança nos postos, em que os monteiros se devem assinalar uns aos outros, para que não hajam acidentes e cada um respeite o seu próprio campo de tiro. As organizações (decentes), julgo que na sua maioria, não pretende ter problemas e como tal procuram colocar os postos com segurança, mas o mal (mesmo nas melhores das melhores) está no comportamento dos monteiros, que não respeitam nada até naquelas que são pagas a peso de ouro. Terá isso a ver com a falta (gritante) de formação ou educação e o dinheiro não dá estas bases. Essas situações de cortar as reses e não respeitar os companheiros e postos, não acontecem só nas montarias mais fracas ou do mata pendura, mas em todas e parece que há necessidade de apostar cada vez mais na formação e educação dos monteiros e devem ser os Clubes e Associações a promover essas iniciativas, tal como o CPM tem procurado fazer, através de encontros, seminários, escolas de tiro, etc...
Julgo que é mais importante educar um monteiro sobre o que ele pode/deve fazer ou saber estar num posto de caça, sobre o que tem nas mãos, qual o efeito prático de um tiro, conhecer as espécies que caça e do que deve ou não atirar, do que como saber montar ou desmontar uma arma, pois isso caberá aos armeiros. Estas situações deveriam ocorrer com alguma frequência, fomentando-se cursos práticos de tiro, com alguma pedagogia à mistura e dados com a colaboração e empenho das autoridades governamentais, pois todos teriam a ganhar. O despejo de leis estúpidas e cegas em nada contribui para um melhor desempenho dos caçadores em geral.
Enfim, é um assunto que dá pano para mangas...

Carlos Rocha Diniz

MensagemEnviado: 10/Jan/2010, 21:04 
Monteirito

Citar:
...saber montar ou desmontar uma arma, pois isso caberá aos armeiros

Com esta frase não concordo ....

No que respeita ao montar e desmontar uma arma, eu penso, que deveria de ser obrigatório todos os caçadores saberem faze-lo.
Não sei se ainda é, mas até não há muitos anos, era básico e obrigatório, que na tropa se soubesse fazer isso com as armas que nos estavam destinadas.
O saber não ocupa lugar.
Venham lá outros foristas botar opinião , porque isto assim sempre os mesmos "aborrece"....

Abraço,
Inácio

MensagemEnviado: 10/Jan/2010, 22:19 
Monteirito

Registado: 18/Ago/2009, 21:52
Caro Inácio

Naturalmente que concordo consigo, mas como terá compreendido, referia-me aos pormenores das peças que compõem uma arma, tal como fomos obrigados a saber na tropa e na guerra, para quem nela andou. É óbvio que há armas, em malas, que são montadas no momento que estamos em acto de caça, mais em particular com as caçadeiras e é fundamental saber montar, senão lá se vai a caçada....
Quanto à falta de participação neste tema e nos outros, completamente de acordo!!!
Vamos espalhando para ver se conseguimos mais participação e troca de experiências.

Cumprimentos

Carlos Diniz

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 12 mensagens ] 

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: