#O Sucesso Do Terceiro "Curso De Exame Inicial Peças De Caça Maior" Em Santarém

Caro associado,

Nos passados dias 30 e 31 de Março decorreu em Santarém, na Póvoa da Isenta, mais um dos Curso de “Exame inicial de Caça Maior abatida em Zonas de Caça” organizados conjuntamente pela UTAD e pelo Clube Português de Monteiros, que contou com 17 formandos.

No primeiro dia, o Curso decorreu em instalações da Estação Zootécnica Nacional – Fonte Boa.

A introdução esteve a cargo do Presidente do CPM, Artur Torres Pereira, que fez uma retrospectiva sistémica da evolução da Caça em Portugal desde a revolução de 1974. Destacou o papel do conhecimento científico e a sua importância para o planeamento, a gestão, a exploração e a organização dos actos de Caça, e referiu os procedimentos concretos a seu ver indispensáveis, em vigor ou por concretizar, para a análise, a inspecção e o encaminhamento da carne de Caça para consumo humano.

Os seguintes módulos (ver programa aqui), foram apresentados pelos docentes da UTAD recolhendo a atenção e interesse permanente dos formandos, promovendo o debate e retirando as dúvidas que se iam colocando. No final de cada módulo um teste de conhecimentos permitia a avaliação e a validação da recepção dos conhecimentos a reter pelos formandos.

De realçar a disponibilidade e apetência para as apresentações por parte dos formadores e o interesse e atenção de formandos.

Os trabalhos do segundo dia, com duas partes, decorreram em instalações da Junta de Freguesia da Póvoa da Isenta.

A primeira parte, ainda teórica e nos moldes da véspera, decorreu no salão da Junta de Freguesia.

A segunda parte, de índole prática, decorreu noutras instalações da Junta de Freguesia, em cenário mais real, tendo formadores e formandos à sua disposição para exame e análise várias peças anatómicas e produtos biológicos, sãos e/ou com patologias, permitindo uma avaliação de conhecimentos numa base prática na presença dos formadores.

Com este Curso saem mais valorizados os formandos, mais valorizada a promoção do consumo de carne de Caça e mais protegida a Saúde Pública.

Enaltece-se o bom ambiente vivido em todo momento, em que a seriedade e rigor necessários se mesclaram com momentos de sã convivência e descontracção: estão de parabéns todos os intervenientes.

O nosso agradecimento à Junta de Freguesia da Póvoa da Isenta, à Estação Zootécnica Nacional – Fonte Boa, e em especial a Paulo Farinha Pereira pelo empenho, organização, disponibilidade e apoio absolutamente inexcedíveis. Bem hajam!

Vamos continuar a lutar por uma Caça Maior com mais e melhor conhecimento científico.

Agora, as atenções viram-se para o próximo Curso a realizar em Segura, Idanha-a-Nova, nos próximos dias 11 e 12 de Maio.

Saudações Monteiras!

Deixe o seu comentário

Comentários

  • Sem comentários ativos!